Imagem

Prazer, eu sou Fabio Barbiero

Sou uma pessoa assim como você, que um dia procurou informações sobre cidadania italiana. 

Com a diferença que, quando fui fazer uma busca, não achei NADA, nenhuma informação confiável, concreta e sistematizada, nem NINGUÉM para me ajudar!


UM POUCO DA MINHA TRAJETÓRIA 

Nasci e cresci em São Paulo, em 1976.  Estudei, batalhei, fui atrás, porque nada caiu do céu pra mim.  Minha mãe foi responsável, sozinha, por educar e bancar a mim e meus dois irmãos, COM MUITO SACRIFÍCIO, MAS MUITO AMOR! - E escolhemos o melhor caminho, do bem, da honestidade e do trabalho, graças a Deus!

Por muitos anos fui programador, professor de informática e até me tornei empresário.

Entre outros trabalhos, a última coisa que fiz antes de dar uma virada na minha vida foi gerenciar uma franquia de uma conceituada escola de informática, mas... quebrei. Quebrei feio, fali, prejuízo total.

- Casado, pai de duas filhas pequenas, 30 anos, sem perspectivas... Meu mundo caiu... o que fazer? Para onde ir? 

Fui forçado a repensar a vida... Era triste, mas não dava pra ficar parado! Muitas perguntas passaram pela minha cabeça. 

Quem sou eu, o que eu poderia fazer para sair disso, como dar a virada? 

Peraí, sou um BARBIERO, sou descendente de italiano, tenho origens italianas, já ouvi falar que posso ter cidadania italiana, mas pra quê ir atrás disso? Será que este pode ser meu ponto de partida? Comecei a pesquisar.

Tive muita sorte em crescer dentro de uma família tradicional italiana - ainda que meu ascendente italiano era o meu trisnonno por parte de avô e bisnonno por parte da minha avó – meus avós foram extremamente importantes, pois conseguiram transmitir aos filhos e netos grande parte da cultura italiana.

Hoje percebo que tudo isso foi feito de forma completamente casual, não houve da parte deles uma ideia concreta ou organizada de transmissão dos valores e da vida italiana.

Um belo dia recebi uma mensagem de um primo, Jean Barbiero, que foi um start pra tudo começar a acontecer.

Me lembro que, naquela época, o Orkut estava se tornando muito forte no Brasil com milhões de inscritos, e não demorou muito para que fossem criadas ali comunidades tendo como assunto principal a cidadania italiana.

Foi navegando na rede que encontrei uma comunidade chamada Família Barbiero.

Ali encontrei a seguinte mensagem: 
"Olá Fábio, vi que você está procurando informações do seu trisnonno que, coincidentemente é o meu bisnonno. Ele se chamava Giordano Barbiero, nasceu em uma pequena cidade próxima a Padova chamada LozzoAtestino e foi batizado na igreja de lá.”

ESSA BUSCA SE TORNOU UMA VIAGEM SEM VOLTA.

Felizmente achei algumas poucas fontes oficiais onde achei os benefícios da dupla cidadania... morar na Europa, trabalhar, estudar, viajar o mundo, enfim... fiquei empolgado! Era maravilhoso demais para mim, mas pensei: “EU QUERO!!!”

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, cheguei no Consulado de São Paulo, e me deparei com a seguinte informação: mais de 10 anos de espera para concluir um processo de reconhecimento... e só.

Meu, Deus, eu não podia esperar tanto!

Continuei pesquisando e vi relatos de pessoas que fizeram diretamente na Itália, com sucesso, e que foram reconhecidas em menos de 6 meses.

Opa! Agora sim, uma luz no fim do túnel!

O que eu deveria fazer, que documentos ajuntar para fazer um processo como este e... NA ITÁLIA!  Será que eu ia conseguir? Seria muita loucura da minha cabeça fazer o caminho inverso e voltar para o país da onde, um dia, meus antenatos vieram para fugir do caos e aqui recomeçar?

ESSA ERA A MINHA HORA, RECOMEÇAR, TAMBÉM!

Mais informações (confiáveis e completas)? Procurei, procurei e... não encontrei.
Resolvi, então, ir atrás dos documentos que o Consulado relaciona no site para fazer o meu, só que NA ITÁLIA.

Fui atrás da minha avó paterna, da onde vem minha linha de ascendência italiana, fui atrás de outros familiares (vou resumir, mas essa fase não foi tão simples assim), mas consegui tudo sozinho, muita gente não me apoiou e até achou que eu estava maluco, ou que todo este esforço não daria em lugar nenhum!

MAS O QUE EU TINHA A PERDER? NADA.

E se realmente nada desse certo, eu tinha achado um tesouro pra vida toda. Fiquei apaixonado por descobrir quem eu era, minhas origens, compreender a coragem dos meus dante causa, saber de que lugar eles tinham vindo da Itália, me senti preenchido por resgatar algo de valor incalculável pra mim e pras minhas filhas.

REDESCOBRIR MINHA HISTÓRIA E CONHECER MINHAS ORIGENS ME DEU UM FÔLEGO NOVO PARA IR ADIANTE.

Encurtando: tentei aprender italiano pra não chegar lá na Bota tão cru e encontrei: quase nada, também!

E o que tinha era caro, ou não tinha chegado à internet ainda: RAI, rádios italianas online, revistas na banca de jornal... mas que queria muito e não tinha dinheiro! Mudei a língua dos meus aplicativos e do meu computador e praticamente não saia das livrarias e sebos a procura de materiais complementares sobre a língua italiana.

Dicas de graça, um caminho a seguir? Nada!
MAS EU NÃO PODIA PARAR!

Eu tinha que fazer algo pelos meus sonhos, por mim e pela minha família. As dificuldades eram muitas, mas não podia desistir. Desistir seria mais uma derrota. E não faz parte da minha natureza me arrepender por não ter feito alguma coisa! 

FOI QUANDO EM 2007 PARTI SOZINHO PARA REALIZAR O MEU PROCESSO EM SOLO ITALIANO.

APÓS QUASE TUDO TER DADO ERRADO, INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS, ATÉ FOME EU PASSEI, CONSEGUI O TÃO SONHADO RECONHECIMENTO POR CONTA PRÓPRIA EM SEIS MESES E ONZE DIAS!

Minhas filhas têm este benefício e pude proporcionar um futuro melhor para elas.
Imaginem se eu tivesse desistido, achado que não era pra mim, que isso não iria mudar minha vida ou que os obstáculos eram impossíveis!

Tenho muitas histórias e experiências pra compartilhar!

Acumulei muitos aprendizados que decidi que não ia guardar só pra mim. De lá para cá, são quase 13 anos de experiências ajudando milhares de pessoas a conseguirem realizar este sonho. 

Fui buscador de documentos e consultor na Itália, o que me ajudou a entender a fundo as dificuldades que os descendentes enfrentam para encontrar informações concretas sobre como obter este direito. E como resolver!

Hoje me orgulho de capacitar outras pessoas a não só realizar o processo por conta própria, mas a se especializarem no mesmo que eu, reconstruindo histórias por meio da busca de documentos e assessorando quem vai pra Itália com este objetivo, caso não queiram fazer o processo com total independência. 

Posso dizer que domino essa expertise e que já realizei muitos sonhos profissionais e pessoais por meio desta conquista.

E agora meu objetivo é alertar todas as pessoas que tem esse direito - DESCENDENTES DE ITALIANOS, QUEM TEM ORIGEM ITALIANA, não importa como você chama isso até agora - a correrem atrás deste “ajuste documental” que fará total diferença. 

SABE O QUE UM DESCENDENTE DE ITALIANO É? ITALIANO! 

Demorei tanto a descobrir essa realidade! 

E, claro, quero ajudá-los no passo a passo, desde o zero até a conclusão, EXATAMENTE COMO EU GOSTARIA QUE TIVESSEM FEITO COMIGO QUANDO EU COMECEI... 


Você se identificou com a minha história? 
Estes são os seus objetivos? OU VOCÊ NUNCA PAROU PARA PENSAR NISSO? 


Se a cidadania italiana é o seu objetivo, se você tem este sonho, ou quer saber como isso é possível e se você tem direito, eu posso te ajudar a obter o reconhecimento, e com isso mudar a sua vida e a vida das pessoas que você ama.

E se você já é cidadão italiano reconhecido e está aqui também querendo saber mais, posso te ajudar a viver e trabalhar na Itália, ajudando a realizar o sonho de outras pessoas também.

Estamos juntos nessa!

De verdade.

Fabio Barbiero