O Nascimento do Podcast Auctoritas Insights

O dia 10 de junho de 2024 será a data que comemoraremos por muitos anos o nascimento do nosso querido podcast Auctoritas Insights.

Vocês não tem ideia da felicidade que eu estou sentindo neste momento, parece que o coração vai sair pela boca de tanta alegria 🙂

E, aproveitando este momento lindo, resolvi vir aqui contar um pouco deste projeto, como ele nasceu e como ele vai me ajudar a ajudar vocês.

A IDEIA DE TER UM NOVO PODCAST

Talvez você não me acompanhe tempo suficiente para saber que lá nos idos de 2018 eu já tive um podcast chamado SagaNews.

Confesso que foi uma experiência bem interessante, pois já naquela época eu tive que aprender um monte de coisa bacana, como edição de áudio, contratação de freelancers para a vinheta e mais um bocado de outras coisas que me ajudaram a entender ainda mais sobre esse mundo dos podcasts.

Ahh, uma coisa importante: podcast não é esses tais formatos que o pessoal usa no Brasil, onde eles gravam o vídeo de pessoas conversando ao redor de uma mesa.

Este formato é conhecido como “mesacast”, onde o objetivo principal é a gravação do vídeo, não do áudio.

Aqui eu estou falando do conceito de podcast raiz, aquele onde você cria o conteúdo em áudio, para que as pessoas possam consumi-lo durante uma caminhada, na academia, na fila, no ônibus, metrô, etc.

Muito bem, com essa minha mudança da área de atuação, eu venho pensando muito sobre como eu produzi conteúdo ao longo destas últimas décadas.

Tudo começou com o blog Minha Saga lá no final de 2006, depois tiveram as comunidades no Orkut, as páginas no Facebook, em 2012 eu criei o meu primeiro canal no Youtube, depois veio o podcast, o perfil no Instagram, grupos no Telegram e mais um monte de coisas, sempre com o objetivo de criar e engajar a minha comunidade, transmitindo conhecimento e recebendo feedback e troca de experiência.

Houveram fases mais tranquilas, outras mais intensas, e aquelas que eu chamo de “caóticas” rs.

E hoje, pensando em tudo que eu já fiz, aliado com a maturidade que chegou, eu consigo pensar de forma mais racional, procurando otimizar os recursos e seguindo uma frase que meio que virou o meu mantra:

Como eu posso fazer mais com menos?

E foi assim meus queridos e minhas queridas, com esse mantra na cabeça, que nasceu a ideia da criação do podcast Auctoritas Insights.

O CONCEITO DE “REPURPOSING” CONTEÚDO

Confesso a vocês que eu nunca ouvi esse conceito durante as minhas pesquisas em materiais brasileiros sobre marketing digital.

Por outro lado, quando aprendi inglês e comecei a acompanhar a galera de fora, essa foi uma das primeiras palavras que eu ouvi deles.

Eles explicavam como era possível “reaproveitar” o conteúdo criado para uma mídia específica em outras.

Embora eu tenha ficado fascinando com essa ideia, com a correria do dia, acabei não dando bola a isso.

Eu sei, “my mistake” (erro meu).

Você já deve ter me ouvido falar sobre isso, mas eu não vou cansar de repetir: durante a nossa jornada como empreendedores, temos que estar a todo momento nos perguntando:

  • Por que estou fazendo isso?
  • É coerente com a minha missão e meu propósito isso que estou fazendo?
  • Existe algo que eu possa fazer mais, com menos esforço?

Em um futuro não muito distante, vamos tratar aqui sobre o princípio de Pareto, e tudo vai fazer ainda mais sentido pra você 😉

E hoje, ao contrário de antes quando eu não tinha dado bola à ótima ideia de repurposing, agora estou intencionalmente focado para não apenas aplicá-la, mas também mostrar a vocês o quão inteligente é isso.

Veja como está sendo a minha produção de conteúdo:

1 – Às segundas-feiras, eu gravo ao vivo um novo episódio do podcast, que já fica disponível no Youtube;

2 – No mesmo dia, eu já separo a faixa de áudio (que foi gravada em alta definição), a edito e utilizo o meu sistema de distribuição para que o episódio seja quase que imediatamente publicado nas principais plataformas, como Spotify, Deezer, Apple Podcast, etc.

3 – Depois que eu já publiquei o vídeo no Youtube e o áudio nas principais plataformas, eu faço a transcrição do áudio em texto e o publico aqui no nosso blog, criando uma postagem específica para cada episódio.

Desta forma, eu consigo adicionar links e outros recursos que eu precise citar no episódio, para que as pessoas possam clicar, fazer o download, se inscrever na lista de emails e mais um bocado de coisas úteis para complementar as ideias que foram transmitidas no podcast.

Como se não bastasse tudo isso, eu ainda posso pegar trechos do vídeo original, como a elaboração de uma ideia que eu tenha feito, ou a resposta de uma pergunta específica, editar este trecho no formato vertical e publicar como reels no Instagram e/ou TikTok e como shorts no Youtube.

Acho que agora você conseguiu entender a importância desse tal “repurposing”, né?

ONDE VOCÊ PODE ACOMPANHAR O PODCAST AUCTORITAS INSIGHTS?

Você tem vááááááááárias opções para acompanhar o nosso podcast:

1 – Aqui mesmo no blog, onde futuramente vou criar uma página específica e também as páginas dos respectivos episódios. Enquanto isso não acontece, você pode acompanhar o primeiro episódio clicando no play:

2 – Você pode ouvi-lo no Spotify, no Deezer, na Amazon, no Podbean e no Apple Podcast (em breve).

3 – E você pode assistir o episódio – incuindo os bastidores da gravação – no Youtube.

CONCLUSÃO

Eu não sei você, mas eu estou feliz igual pinto no lixo rs

É muito bom poder compartilhar nosso conhecimento e ver as pessoas crescendo e se desenvolvendo através dele.

E o que dizer de comentários como esse:

Quase não interajo com nenhum conteúdo na internet, independente da midia publicada, mas os seus vídeos e  newsletters são tão bem feitos que me inspiram de fato a seguir os meus sonhos. Dá pra ver que é você mesmo quem os produz pela forma da escrita, consigo ouvir a sua voz quando leio!

Só confirma que estou no caminho certo, contribuindo com o sonho e com a vida das pessoas que me seguem.

Um enorme abraço e até o próximo post

Posts Similares

3 Comentários

  1. Heloisa Bertoldo disse:

    Acho incrível como você consegue lidar com as mudanças e, principalmente, a maneira sincera e clara do teu próprio depoimento. Certamente você nos instiga a sonhar e correr atrás dos sonhos, porém com uma vantagem: todo esse suporte que você disponibiliza para nós.

  2. Passo-a-passo de uma mudança de direção! Gostei 🙌🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *