Como otimizar a produção de conteúdo

Hoje vamos falar sobre o conceito de repurposing, que é a ideia de otimizar a produção de conteúdo através do reaproveitamento deste conteúdo original em vários outros locais.

Eu resolvi trazer esse tema hoje porque tenho acompanhado a jornada de muitos de vocês, principalmente quem está no início, e tem tido dificuldade de criar, postar e manter a constância quando o assunto é postar conteúdo.

Em um artigo futuro, eu vou ensinar vocês como fazer isso de forma estratégica, então hoje a ideia é explicar sobre esse tal reaproveitamento, de forma que vocês já comecem a jornada de vocês de forma intencional, otimizando tempo e conseguindo, desta forma, aumentar a presença online.

Exemplo prático sobre como otimizar a produção de conteúdo

Como otimizar a produção de conteúdo

E um bom exemplo de repurposing, ou aproveitamento de conteúdo, que eu posso citar é o nosso querido podcast Auctoritas Insights.

Através dele eu consigo produzir três tipos de mídia diferentes: vídeo, áudio e texto.

Um monte de conteúdo “diferente”, a partir de uma única fonte.

Ele está sendo gravado semanalmente ao vivo no Youtube, gerando engajamento em vídeo, e crescendo o que a gente chama de “watchtime”, que é uma das métricas que o Youtube considera importante.

Depois da gravação, o áudio é editado e distribuído nas plataformas e agregadores de podcast, para que seja acessível e “encontrável” pelas pessoas que preferem consumir aquele tipo de mídia específica.

E por fim, o texto do roteiro que eu escrevo para cada episódio vira um artigo aqui no blog, onde eu aproveito para inserir links para outros artigos, incluo o vídeo que está no Youtube e também consigo incluir o episódio em áudio com os botões funcionais para que as pessoas que gostam do conteúdo em texto sequer precisem sair do blog, podendo assistir ou ouvir o episódio ali mesmo.

Se eu fosse criar cada conteúdo destes de forma separada, eu gastaria muito mais tempo do que eu gasto.

Neste processo, eu consigo otimizar bastante o meu tempo e veja, eu não apenas copio o meu conteúdo de um lugar para outro, eu adapto o meu conteúdo para estes lugares.

Principio de Pareto

Quero aproveitar esse momento e compartilhar também com vocês os fundamentos do princípio de Pareto, você já ouviu falar?

Em 1941, o consultor Joseph Juran utilizou um princípio criado pelo italiano Vilfredo Pareto nos negócios. Pareto criou este princípio depois de perceber que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% das pessoas.

Já Juran extrapolou esse conceito que foi proposto originalmente no campo da economia, para o campo dos negócios.

Hoje, é um conceito muito difundido nos negócios, você certamente um dia vai ler algum estudo ou material onde consta que 80% das receitas vêm de 20% dos clientes, que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços ou ainda que 80% do engajamento virá de 20% das suas publicações.

Por que eu considero esse princípio interessante, embora não acredito que os 80% devem ser desprezados?

Porque ele nos força a sempre pensar se aquilo que estamos fazendo realmente vale a pena.

Toda vez que eu começo um projeto, eu me pergunto: qual é o 80/20 disso que estou fazendo?

Será que este conteúdo vai fazer parte daqueles 20% que me trarão resultados ou será apenas parte dos 80% que, embora importantes, não serão responsáveis por me ajudar a alcançar os meus objetivos?

Será que este tempo que eu estou me dedicando vai se transformar naqueles 20% de resultado ou eu estou apenas perdendo tempo e focando no que não é realmente aquilo que vai fazer a diferença?

Como eu disse antes, isso me “força” a sempre ser intencional no que eu estou fazendo, deixando de “fazer as coisas por fazer”.

E quando eu cito a palavra intencional, estou querendo dizer que eu saio do campo das atividades automáticas, e entro no campo da estratégia.

Vamos imaginar que eu decidi criar uma grade de conteúdos para o Instagram / TikTok, onde a ideia é publicar 3 conteúdos por semana, o que totaliza 12 conteúdos por mês.

O primeiro passo não é ir ao canva.com e começar a desenhar estes conteúdos.

O primeiro passo é criar uma planilha no notion.so com as seguintes colunas:

  • a data que o respectivo conteúdo vai ser publicado;
  • os motivos pelos quais este conteúdo vai ser publicado;
  • qual o público que eu quero atingir (por exemplo, conteúdo para quem ainda não me conhece, conteúdo pra quem já me conhece ou conteúdo que vai gerar vendas do meu produto);
  • qual o formato mais interessante que condiz com o meu objetivo principal e, não menos importante:
  • o que eu espero daquele conteúdo (cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos, visitas na página de vendas).

Percebe que, ao invocar a ideia de 80/20, eu automaticamente penso, de forma intencional, sobre aquilo que eu espero com a minha publicação.

Eu não publico para ver o que vai dar, eu publico com um objetivo em mente e, de acordo com as minhas metas e objetivos, eu acompanho aquela publicação colhendo as informações necessárias.

Se os dados coletados forem iguais ou menores do que a minha meta, eu continuo e amplifico conteúdos parecidos; se forem inferiores ao esperado, eu mudo a estratégia.

E isso que eu estou compartilhando com vocês, senhoras e senhores, é um dos pilares de qualquer gestão negócio, conhecido como método PDCA, que significa:

1 – Plan (Planejar)

2 – Do (Executar)

3 – Check (Verificar, Medir, Avaliar

4 – Act (Agir)

No próximo artigo, vou trazer para vocês alguns exemplos práticos sobre estratégia na produção e publicação de conteúdo, dando dicas e explicando quais os diferentes tipos de conteúdo que você PRECISA publicar para crescer o seu negócio e, com isso, ter mais clientes e consequentemente mais faturamento.

Podcast Auctoritas Insights

Se você quiser acompanhar a versão deste artigo em áudio, basta clicar no play abaixo:

Videocast

Caso você queria assistir a gravação do episódio 002, cujo roteiro foi extraído deste artigo, basta clicar no play abaixo e assistir a gravação original no Youtube:

Te peço para sempre deixar a sua avaliação nos agregadores de podcast e também lá no Youtube, para me ajudar a alcançar ainda mais pessoas que queiram transformar a sua paixão em um negócio digital.

Um enorme abraço e até breve

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback

[…] 3 – Poder redimensionar uma arte já criada em um determinado formato em outros. Isso vai salvar horas de trabalho, quando você precisar distribuir o mesmo conteúdo de forma intencional em outras plataformas, como eu ensinei aqui neste artigo. […]

Maurizio Gualtieri
5 meses atrás

Grande Fabio
Não consigo acompanhar muito as suas postagens, nas redes sociais. Porém, seu encaminhamento por e-mail, acaba sendo o mais prático para mim no momento. Desejo sucessos em sua jornada, pois você me ajudou muito com as informações, cursos, vídeos e quando lhe conheci pessoalmente (Esperienza – novembro 2018 – São Paulo) quando pesquisei sobre cidadania italiana e acabei sendo reconhecido como cidadão italiano em 2019. “Lembra do caso da pessoa que foi barrada para entrar na Itália, no aeroporto de Roma, por que iria solicitar o reconhecimento da cidadania italiana, com uma de suas profissionais, pois bem sou eu”
Sou aquela pessoa que pesquisa e lê, tudo que você publicava e fui para a Itália preparado até para o inesperado, lógico que menos para ser barrado na imigração. kkkkk
Um grande abraço e sucessos sempre.