Usando A Estratégia Do Marketing De Conteúdo

Podemos definir marketing de conteúdo como um processo de criação, curadoria e compartilhamento de informações valiosas com o objetivo de ensinar, engajar e atrair uma audiência qualificada.

Sim, eu tive que utilizar negrito, subinhado e até itálico para evidenciar quantos conceitos importantes estão em uma única frase 🙂

E qual a vantagem de utilizar esse tal de marketing de conteúdo?

Porque, ao contrário das outras formas ditas “tradicionais”, você não correrá o risco de encher o saco das pessoas entupindo-as com anúncios e propostas de vendas.

Agora que eu consegui 100% da sua atenção, vamos entender melhor como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo a partir das definições que eu evidenciei na primeira frase deste nosso artigo.

ANALISANDO A MINHA DEFINIÇÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO

Vamos por partes…

“É um processo de criação, curadoria e compartilhamento“.

CRIAÇÃO:

Ok, aqui fica fácil entender que você vai criar conteúdo

CURADORIA:

Aqui já começa a aparecer um pouco da mágica deste troço: não é qualquer conteúdo… É um conteúdo curado, escolhido a dedo, pensado estrategicamente, com amor, carinho e expertise.

COMPARTILHAMENTO:

De nada adianta você criar o melhor conteúdo, e não colocá-lo no mundo!

Próxima parte:

“de informações valiosas

As pessoas não querem saber sobre a sua vida, sobre os seus animais de estimação e tampouco quais frutas e verduras você compra no supermercado.

Elas querem receber de você informações que realmente as ajudem a resolver os problemas que tem.

“com o objetivo de ensinar, engajar e atrair

E, ao compartilhar conteúdo de qualidade e que verdadeiramente ajuda quem te encontra, você vai ensinar algo a estas pessoas.

Além disso, você também vai resolver os problemas que elas tem e, automaticamente, elas vão procurar saber mais sobre você, procurando outros artigos, vídeos e quaisquer outras informações que também possam ajudá-las nisso.

“uma audiência qualificada.”

Outra expressão mágica: audiência qualificada significa que você vai atrair pessoas que estão verdadeiramente interessadas no que você tem a dizer.

Ao ajudá-las através do conteúdo de valor, será muito mais fácil que elas aceitem quando chegar o momento de você fazer a oferta do seu produto ou serviço.

Afinal de contas, elas já entendem que você é a pessoa certa para ajudá-las e, se já gerou tanto valor com os conteúdos gratuitos, imaginemos então quando valor será gerado através dos produtos e serviços pagos.

FABIO DO CÉU, ESSE TAL DE MARKETING DE CONTEÚDO REALMENTE É UM ESPETÁCULO! MAS…. COMO EU FAÇO ISSO?

O primeiro passo é entender isso aqui:

marketing de conteúdo
Fonte: semrush.com

No gráfico acima, podemos ver o movimento que qualquer pessoa faz quando ela precisa resolver um problema:

1 – Começa a procurar informações sobre como resolvê-lo, ainda de forma genérica e atabalhoada;

2 – Quando ele já tem certa clareza do que precisa para resolver, já consegue pesquisar com mais detalhes;

3 – Agora ele já encontrou diversas opções que podem ajudá-lo a resolver o problema, então o que ele faz é comparar entre estas opções para escolher a que melhor se adequa à situação.

Ao entender esta jornada que as pessoas fazem ao procurar informações sobre a resolução de um problema, começa a ficar mais fácil pensar na estratégia de produção de conteúdo que seja “encontrável” por ela.

VAMOS À PRÁTICA

São três os passos mais importantes para você começar a produzir conteúdo de qualidade e, com isso, aumentar a sua autoridade e crescer através do marketing de conteúdo.

Vamos lá:

Passo I

O primeiro passo que você precisa fazer é começar o seu blog ou site.

Mas Fabio, eu já tenho o meu perfil hiper, mega, power no Instagram…

Sinto te dizer, mas corre lá no Google e faz uma pesquisa qualquer sobre um problema.

Pode ser “como eu corto a grama do meu jardim?” ou “como eu encontro um bom veterinário” ou ainda “como aprender a fazer brigadeiro de colher”

Mentira que você ficou chocado ou chocada com os resultados encontrados…

Como pode, né? Só aparecem vídeos no Youtube e…. artigos em blogs e sites!

Pois é, meus queridos: a vida é dura pra quem é mole, já dizia o ditado…

Publicar conteúdo raso no Instagram é fácil… Nem precisa aparecer, né?

Agora, publicar conteúdo bom realmente é mais difícil.

Seja um artigo, seja um vídeo.

Porém a mágica está exatamente nisso: criar conteúdo para que ele seja “encontrável” nos motores de busca.

Então, agora que você entendeu a importância disso (e viu na prática!), você precisa começar ontem a escrever o seu blog / site.

Aliás, eu escrevo “blog / site” porque o que diferencia uma coisa da outra é somente o formato visual dele.

Todo blog é um site, embora nem todo site tem necessariamente um blog.

O seu vai precisar ter 😉

Eu não vou te ensinar neste artigo a criar um blog, pois teremos outro artigo em breve com este objetivo.

E, tão logo eu o escreva, vou atualizar este parágrafo e vai aparecer algo do tipo “clique neste artigo para aprender a criar um blog“.

Passo II

Aqui você vai precisar baixar um plugin de SEO, para configurar a forma como seu blog deve aparecer nas ferramentas de busca.

Tal qual o parágrafo da sessão anterior, tão logo eu escreva o artigo sobre “como preparar seu blog para ser achado pelos motores de busca” eu volto aqui e substituo este parágrafo.

Passo III

Com seu blog criado e otimizado para os motores de busca, o passo seguinte é começar a escrever conteúdo relevante para a sua audiência.

Para isso, pense nos problemas que eles estão enfrentando…

Vou te ajudar propondo um exercício prático:

Responda as seguintes perguntas:

  • – Meu leitor (futuro cliente) não consegue….
  • – A maior dificuldade que meu leitor tem hoje é…
  • – As pessoas que me seguem gostariam muito de aprender…
  • – A principal dificuldade dos meus leitores é encontrar respostas para / sobre …

Somente com estas quatro perguntas acima você já consegue ter uma base para criar vários artigos para o seu blog.

Vou usar estas mesmas perguntas no meu caso:

  • – Meu leitor (futuro cliente) não consegue ter clareza sobre como conseguir ter um produto ou serviço digital gerando receita recorrente.

  • – A maior dificuldade que meu leitor tem hoje é entender como fazer o que deve ser feito, na prática e de forma organizada e planejada, para ter retorno com as maravilhas do marketing digital.

  • – As pessoas que me seguem gostariam muito de aprender como ser autoridade no seu campo de atuação e consequentemente ser muito bem remunerado por isso.

  • – A principal dificuldade dos meus leitores é encontrar respostas claras e didáticas sobre coisas práticas do marketing digital.

CONCLUSÃO

Agora que você já entendeu a importância e como colocar a mão na massa, deixe aqui o seu comentário respondendo as 4 perguntas que eu te fiz acima.

E deixe também o link do seu site ou blog, para que eu possa acompanhar a sua evolução por lá também.

Posts Similares

3 Comentários

  1. Tailini Girardi disse:

    Olá Fabio, como sempre, seus conteúdos são ótimos. Te acompanho desde 2015 quando iniciei minha saga no reconhecimento da cidadania italiana, inclusive aproveito para lhe agradecer, que graças seus conteúdos consegui reconhecer minha cidadania por conta própria e com fluidez. Hoje em dia é logo isso que busco, trabalhar de forma online, quero algo que me possibilite de estar em diversos lugares, ter flexibilidade geográfica e ainda assim ter uma renda financeira. Ainda não consegui definir um nicho, logo também não tenho as respostas para as perguntas do texto, muito menos um link do blog, rsrsrs. Mas creio que em breve isso se esclarecerá. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    1. Olá Tallini, tudo bem? Seja muito bem-vinda 🙂

      Obrigado pelas palavras e pelo carinho. Sobre suas dúvidas, fique tranquila que eu vou sim responder e te dar toda orientação sobre como você poderá ter estas liberdades. Estou escrevendo um artigo com o passo a passo pra você evoluir nesse mundo do marketing digital e, em breve, vou publicar aqui.

      Pergunta importante: você está cadastrada na minha newsletter? Se ainda não, clique aqui para se inscrever 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *